domingo, 26 de abril de 2015

Mossoró prepara ‘emboscada’ para Galeno.

O deputado estadual e médico Galeno Torquato foi eleito com 63.286 votos, sendo o segundo mais votado em todo o RN. Em Mossoró, o deputado estadual Galeno Torquato foi o segundo candidato mais bem votado.
Galeno foi eleito com apoio dos mossoroenses, mas não mostrou ação em favor da cidade – Foto João Gilberto
Galeno foi eleito com apoio dos mossoroenses, mas não mostrou ação em favor da cidade – Foto João Gilberto
Um grupo de vereadores da base de sustentação política do governo municipal está planejando a concessão de um título de cidadania ao deputado estadual Galeno Torquato (PSD). O que chama a atenção na iniciativa dos parlamentares que, em sua maioria, foram às ruas nas eleições do ano passado pedir votos ao ex-prefeito de São Miguel, é que não se trata de uma honraria ao deputado estadual e sim uma estratégia visando uma “manifestação” por parte de Galeno em relação a Mossoró.
“Enganados. É assim que estamos se sentido. Fomos às ruas em 2014 pedir votos a um desconhecido, essa que é a verdade, e agora sequer conseguimos localizar esse homem. Todos nós tentamos uma conversa ou mesmo dar apenas uma palavra com ele, mas como disse, ninguém localiza esse homem. Dessa forma, um colega nos sugeriu que apresentássemos um título de cidadania a ele, pois não seria possível que ele não viesse recebe a sua cidadania mossoroense”, confidenciou um vereador da base aliada, ao ser entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE.
O deputado estadual e médico Galeno Torquato foi eleito com 63.286 votos, sendo o segundo mais votado em todo o Rio Grande do Norte. Em Mossoró, o deputado estadual Galeno Torquato foi o segundo candidato mais bem votado. Ele obteve na segunda maior cidade potiguar 12.306 votos. Torquato obteve mais sufrágios do que os postulantes com raízes em Mossoró, como foi o caso do médico Leonardo Nogueira (DEM) que, naquela eleição, buscava o seu terceiro mandato consecutivo.
O fato de Galeno Torquato ter sido eleito e os candidatos de Mossoró não terem obtido êxito na eleição de 2014, como foi o caso de Leonardo Nogueira e também de Larissa Rosado (PSB) que, apesar de ter sido a campeã de votos em Mossoró (24.585) fez com que muitos de seus apoiadores, sobretudo, os vereadores da base governista, acreditassem que Galeno Torquato ocuparia o espaço com a não reeleição dos dois únicos representantes de Mossoró, na legislatura passada do parlamento.
“Hoje, nós vemos e sentimos a falta que Larissa (Rosado) e Leonardo (Nogueira) estão fazendo. Nós sabemos onde eles moram, por onde andam, o que fazem, quais os telefones que eles usam e na hora que precisamos, sabemos onde encontrá-los, o que não acontece com Galeno, que não se sabe por onde ele anda, o que faz e o que pensa sobre Mossoró”, desabafou a fonte, afirmando que se a estratégia de usar o título de cidadania para atrair Galeno Torquato a visitar a cidade evoluir e, por ventura, ele não comparecer para receber a honraria, estará evidente o seu desinteresse em relação ao município que lhe confiou votação substancial em detrimento à alguns postulantes com residência fixada em Mossoró, como é o caso do ex-deputado estadual Leonardo Nogueira, que ficou na suplência em 2014.
O que a fonte lamenta é que existem demandas quase que urgentes de Mossoró, cidade que ele disse em praça pública que representaria. A área da saúde, por exemplo, que exige prioridade por parte dos representantes políticos com votos dos eleitores locais, não está contando com o amparo legislativo do deputado do Partido Social Democrático.
“Como médico, ingenuamente, chegamos a acreditar que Galeno seria um defensor da saúde de qualidade para os mossoroenses. Mas não tomei conhecimento de um pronunciamento sequer a respeito da saúde ou mesmo de qualquer outro assunto que atenda aos interesses dos mossoroenses”, criticou a fonte, fazendo questão de elogiar a conduta e, sobretudo, a atuação parlamentar do deputado estadual Manoel Cunha Neto, o Souza (PHS). O ex-prefeito de Areia Branca, de acordo com a fonte, tem feito às vias de representante de Mossoró no Palácio José Augusto, discutindo as questões de interesse do município, cobrando ações governamentais. “Souza, para todos nós, é uma verdadeira surpresa e positiva, diga-se de passagem. Ele tem apresentado proposições com base nas demandas de Mossoró, cobra providências como foi o caso do aeroporto da cidade. Na próxima eleição para deputado, se Galeno vier pedir meu voto, eu fico Souza”, disse a fonte.

ASSU
O isolamento do deputado estadual Galeno Torquato de suas bases eleitorais não está limitado a Mossoró. De acordo com informações publicadas esta semana pelo jornalista Valderi Tavares, o eleitorado de Assu também está desgostoso com a atuação do parlamentar. Segundo o jornalista Valderi Tavares, os 1.424 eleitores de Assu que sufragaram o nome de Galeno Torquato nas eleições do ano passado estão desapontados, na medida em que, depois de empossado, o ex-prefeito de São Miguel sequer apareceu em Assu ou direcionou propostas ao município.
“Depois de obter 1.424 votos em Assu na campanha eleitoral do ano passado, o deputado Galeno Torquato, do PSD, tomou Doril e sumiu. Nunca mais, o parlamentar que passa na BR-304 em direção a sua cidade natal, São Miguel, visitou a cidade do Assu. O deputado estadual do PR, George Soares, é um dos que debocha dessa conduta do deputado do PSD e até soltou piadas para aos aliados do deputado Galeno Torquato durante um evento que aconteceu em Linda Flor. George Soares que foi o deputado mais votado com mais de 15 mil votos, indagou aos aliados do parlamentar do PSD, ‘cadê seu deputado Galeno, não vem aqui mais não?’, comentou o jornalista Valderi Tavares em sua página na rede mundial de computadores.

ESPAÇO
Enquanto os mossoroenses ainda esperam por uma posição favorável do deputado estadual Galeno Torquato (PSD) em relação à cidade, o ex-prefeito de Areia Branca e deputado estadual de primeiro mandato, o Manoel Cunha Neto, o Souza (PHS), está surpreendo o eleitorado e a população na segunda maior cidade ao representá-la no Legislativo.
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Jório Nogueira (PSD), que foi um dos apoiadores de Galeno Torquato na cidade, não esconde a sua queixa com a ausência do parlamentar e, sobretudo, o seu distanciamento junto às lideranças que o apoiaram no ano passado.
Em recente pronunciamento feito no Palácio Rodolfo Fernandes, o presidente do parlamento elogiou a forma como o deputado estadual Souza estava conduzindo o seu mandato. Jório Nogueira chegou a dizer que hoje a cidade está representada na Assembleia Legislativa, graças à presença e a atuação do deputado estadual do Partido Humanista da Solidariedade.
Um exemplo da atenção do deputado Souza com relação a Mossoró e, em detrimento ao distanciamento do deputado Galeno Torquato. O deputado Souza (PHS) fez pronunciamento defendendo a urgência de investimentos para que o Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, volte a funcionar em sua plenitude. Atualmente, devido à precariedade da estrutura, não há voos comerciais regulares nem condições para operações noturnas.
“Faço um alerta, um clamor, porque temos que investir nos meios para atrair o desenvolvimento, ampliar a geração de emprego e renda e não deixar isso escapar. É preciso dar uma resposta efetiva à empresa Azul”, afirmou Souza, referindo-se às negociações que estão em andamento. O parlamentar do PHS disse ainda que apesar deste problema, está otimista com relação às iniciativas do Governo do Rio Grande do Norte para a região do Pólo Costa Branca e citou a recente reunião do secretário estadual de Turismo, Arnaldo Gaspar. Fonte: gazetadooeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário