domingo, 19 de outubro de 2014

Militares do RN são pré-selecionados em treinamento para missão no Haiti.

Última avaliação antes de embarque acontece durante outubro em Natal. Os militares vão compor o Contingente da Companhia de Engenharia.

Militares do RN treinam para missão no Haiti (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)Militares do RN treinam para missão no Haiti
     (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
A último treinamento do Exército Brasileiro antes de uma missão de paz no Haiti está sendo realizado no Rio Grande do Norte. Os 189 militares que estão em Natal são os pré-selecionados para compor o 21º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz. Entre os pré-selecionados estão 12 miliares do RN.

Dos 3 mil inscritos no início do processo, apenas 189 participam da fase de treinamento e somente 177 militares irão embarcar em novembro para substituir o atual contingente. Durante os seis meses de missão, a tropa vai auxiliar os trabalhos de engenharia no Haiti. Dos quase 200 voluntários, quatro mulheres integram o grupo.

A tenente Leciane Moreira Dias, oficial de comunicação do compahia de engenharia, explica que os pré-selecionados passaram por uma série de avaliações. "Foram exames médicos, psicológicos, físicos e de tiro. O treinamento dura um ano", conta.

Em Natal, o treinamento terá três etapas: Nivelamento (1ª e 2ª semana), Estágio Básico e Estágio Avançado de Operações de Paz. Durante os estágios, simulações de incidentes serão realizadas para treinar os militares em caso de terremotos, furacões e outros desastres naturais.

A tropa também faz exercícios voltados para controle de distúrbios, uso de armamento não letal, desobstrução de vias e realização de abordagens; além das atividades da Engenharia comuns no Haiti, como perfuração de poços, navegação, lançamento de ponte e outras. Na última semana de treinamento, a tropa é avaliada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, envolvendo figurantes e cenários que darão ao exercício elevado grau de realismo.
Fonte: g1.globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário