sábado, 15 de novembro de 2014

Guarda Civil Municipal receberá armamento a partir do próximo ano

Mossoró contará com 95 novos guardas em 2015 - Mossoró contará com 95 novos guardas em 2015 -
Aprovada em abril deste ano pela Câmara Federal e sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 13.022/14, que autoriza o uso de armas de fogo pela Guarda Civil em todo o país tem sido discutida por diferentes setores da sociedade. Em Mossoró, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, parte do efetivo estará armada até o final do primeiro semestre de 2015.
"A partir do próximo ano, teremos mais 95 guardas nas ruas, totalizando contingente de 336 agentes. As novas turmas estão recebendo treinamento, e nós estamos investindo em uma formação humanizada, com profissionais que auxiliem e sejam amigos da população", afirma a secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista.
Segundo a secretária, o Orçamento municipal destinado para a segurança no próximo ano foi definido em R$ 20 milhões. Contudo, a definição de quantos guardas receberão armas e em quais locais eles ficarão dependerá de estudo a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) sobre as áreas de maior risco na cidade.
Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a PMM realizaram um seminário sobre o uso da Guarda Civil Municipal (GMC) no combate à violência no município. O evento contou com palestras sobre experiências de sucesso e a importância da Guarda Civil, ministradas por pesquisadores em segurança pública e representante da Guarda Civil de Mossoró.
No seminário, foi defendido que a Guarda Civil Municipal deve atuar como suporte para as outras instituições de combate à violência, como a Polícia Militar, pois a presença de guardas civis em áreas como praças e escolas ajuda a inibir a ação de bandidos que costumam realizar assaltos e roubos de veículos nestes locais, muitas vezes utilizando armas de fogo. Fonte:omossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário