sábado, 15 de novembro de 2014

Guarda Civil Municipal receberá armamento a partir do próximo ano

Mossoró contará com 95 novos guardas em 2015 - Mossoró contará com 95 novos guardas em 2015 -
Aprovada em abril deste ano pela Câmara Federal e sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 13.022/14, que autoriza o uso de armas de fogo pela Guarda Civil em todo o país tem sido discutida por diferentes setores da sociedade. Em Mossoró, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, parte do efetivo estará armada até o final do primeiro semestre de 2015.
"A partir do próximo ano, teremos mais 95 guardas nas ruas, totalizando contingente de 336 agentes. As novas turmas estão recebendo treinamento, e nós estamos investindo em uma formação humanizada, com profissionais que auxiliem e sejam amigos da população", afirma a secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista.
Segundo a secretária, o Orçamento municipal destinado para a segurança no próximo ano foi definido em R$ 20 milhões. Contudo, a definição de quantos guardas receberão armas e em quais locais eles ficarão dependerá de estudo a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) sobre as áreas de maior risco na cidade.
Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a PMM realizaram um seminário sobre o uso da Guarda Civil Municipal (GMC) no combate à violência no município. O evento contou com palestras sobre experiências de sucesso e a importância da Guarda Civil, ministradas por pesquisadores em segurança pública e representante da Guarda Civil de Mossoró.
No seminário, foi defendido que a Guarda Civil Municipal deve atuar como suporte para as outras instituições de combate à violência, como a Polícia Militar, pois a presença de guardas civis em áreas como praças e escolas ajuda a inibir a ação de bandidos que costumam realizar assaltos e roubos de veículos nestes locais, muitas vezes utilizando armas de fogo. Fonte:omossoroense.

Novo governo vai tentar diálogo com poderes, MP e Tribunal de Contas para reduzir custos.

Fábio Dantas quer reduzir custos Fábio Dantas quer reduzir custos
Coordenador da equipe de transição de governo, Fábio Dantas (PC do B) informou ontem que o governador eleito Robinson Faria (PSD) vai buscar o diálogo com os poderes Judiciário e Legislativo e mais Tribunal de Contas e Ministério Público para que sejam feitos cortes em despesas. A ordem é economizar para recolocar as contas do Estado no azul.
O objetivo é reduzir os custos com pessoal. Ao portal No Ar, o vice-governador eleito declarou não ser possível saber quais serão as medidas de curto prazo para minimizar os efeitos da crise financeira.
O vice-governador eleito alega que a equipe de transição ainda desconhece parte dos dados que requereu à atual administração sobre a situação do erário. Ele declarou ainda que a recuperação das finanças vai levar tempo. "A curto prazo não vamos conseguir fazer isso sem a geração de empreendimentos. A curto prazo não dá. Leva tempo", disse ao portal.
Mesmo admitindo não ter tido acesso aos dados, Fábio explica que uma das maiores preocupações é com a Previdência. "Esse problema de recursos é basicamente da Previdência porque está ocasionando um déficit de R$ 700 milhões por ano. E isso se deve ao plano de cargos". Fonte: omossoroense.

Vinte e seis anos depois, assalto ao BNB de Assu é relembrado pelo "xerife" da Polícia Civil.

Delegado Maurílio Pinto chefiou negociação no assalto ao ...Delegado Maurílio Pinto chefiou negociação no assalto ao ...
"Considero algo inédito no Estado e no país a ação desenvolvida pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Nós fizemos uma perseguição aérea aos bandidos, pois enquanto eles fugiam em um avião do Governo do Estado, exigido por eles, nós seguíamos atrás em outra aeronave, indo até a cidade de Belém do Pará, onde numa ação cinematográfica aconteceu o desfecho. Quatro assaltantes foram assassinados, o gerente do banco foi resgatado sem sofrer um arranhão e o líder do bando capturado, além de todo o dinheiro recuperado".
Com essas palavras o delegado aposentado da Polícia Civil, Maurílio Pinto de Medeiros, que por mais de 30 anos comandou a instituição no RN, deu início a uma entrevista à equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, relembrando o assalto ao Banco do Nordeste de Assú, ocorrido no ano de 1988. 
Na ocasião, de acordo com Maurílio Pinto, uma quadrilha composta por cinco elementos fortemente armados, entrou na agência bancária, no centro da cidade, rendeu funcionários e clientes, em seguida os bandidos exigiram que todo o dinheiro que havia no banco fosse colocado em malotes para que eles pudessem fugir com mais facilidade. "Os bandidos não contavam que o alarme do banco havia sido acionado e em pouco tempo a quadrilha estava cercada, dentro do banco. Foi aí que tudo começou", relatou.
Após o banco cercado, os criminosos ameaçavam matar os reféns e se matarem em seguida caso as exigências feitas por eles não fossem atendidas. "Uma das exigências feitas pela quadrilha era que fosse disponibilizado um avião para que o bando fugisse com destino ao Pará, de onde muitos deles (criminosos) eram naturais. O Governo do Estado disponibilizou uma aeronave, contrapondo minha ordem e a do então delegado Dacy, que por nós o caso teria sido resolvido lá dentro do banco mesmo", explica.

A caçada
O “xerife” relembra que após várias horas de negociações em Assu, a quadrilha se manteve irredutível e só aceitava negociar se o avião fosse disponibilizado. Após a aeronave chegar no aeroporto da cidade, cinco bandidos, o gerente do banco, o piloto e o co-piloto levantaram voo com destino ao Pará.
"Eu, o delegado Dacy, e cinco agentes seguimos em outro avião, monitorando os passos da quadrilha, que fez escala em Teresina(PI) para abastecer e em seguida voou com destino à Base Aérea de Belém, onde aconteceu o desfecho final, após três dias", concluiu.

"Muita vaidade e disputa para realizar as negociações em solo paraense", disse o “xerife” potiguar
O delegado Maurílio Pinto de Medeiros contou que quando o avião conduzindo a quadrilha pousou na Base Aérea de Belém, começou um jogo de vaidades para saber quem seriam os responsáveis pelas negociações para libertar o gerente do BNB.
"O brigadeiro comandante da Base Aérea estava de férias e a instituição estava sob o comando de um tal de major Fernandes, um sujeito arrogante e sem nenhuma experiência para lidar com situações de risco envolvendo refém", relatou.
Na ocasião, conforme o “xerife”, o major Fernandes tentou uma investida para ver se os criminosos sediam e libertavam o refém, colocando uma máquina enchedeira à frente de um jipe para invadir o avião, porém a ação foi percebida pelo bando que se antecipou e evitou a invasão, com o suicídio de um elemento.
"Quando o jipe se aproximou do avião onde a quadrilha estava, o chefe do bando, identificado como Edivan Chuvas, enviou um comparsa até a porta do avião, o sujeito com um revólver na mão, olhou para o major e em seguida se matou na frente de todo mundo, com um tiro no ouvido. Quando o oficial viu aquela cena teve um ataque de nervosismo e deixou de se meter nas negociações que ficaram a cargo da Polícia Federal".
Ainda segundo o delegado Maurílio Pinto, após três dias dentro do avião pousado na Base Aérea, o gerente do banco aproveitou um descuido da quadrilha, pulou da aeronave com as mãos para cima e correu até onde os policiais estavam.
"O gerente pulou gritando: sou o gerente, não atirem. Dito isso, correu para os policiais,ileso completamente. Após o gerente ficar em segurança, o avião foi invadido debaixo de um grande tiroteio, que só escapou vivo o Edivan Chuvas, os demais morreram todos. O dinheiro também foi recuperado", concluiu. Fonte: omossoroense.

Blitz da Lei Seca prende 26 pessoas por embriaguez em Natal/RN.

Uma blitz da Lei Seca prendeu 26 pessoas por embriaguez e apreendeu 56 carteiras de habilitação na madrugada deste sábado (15). A operação aconteceu na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul da capital potiguar. A ação foi coordenada pela Polícia Militar.
Divulgação/Polícia MilitarBlitz da Lei Seca apreendeu 57 CNHs e prendeu 26 pessoas na madrugada deste sábado (15) em Natal    Blitz da Lei Seca apreendeu 57 CNHs e prendeu 26 pessoas na madrugada deste                                                             sábado (15) em Natal
Segundo o tenente Styvenson Valentim, que coordenou a ação, a bliz aconteceu das 1h às 7h. A operação contou com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).
Os condutores presos durante a blitz foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária, em Natal. Fonte: tribunadonorte.

Tem futuro não’, diz jovem que fez 23 reféns ao assaltar lar de idosos no RN.

marcos natalG1/RN – Preso na noite desta sexta-feira (14) após manter 23 pessoas como reféns dentro de um lar para idosos no bairro de Lagoa Nova, em Natal, Marcos Soares Santos da Silva, de 18 anos, disse estar arrependido do ter tentado assaltar o local. “Tem futuro não”, disse ele durante entrevista à Inter TV Cabugi logo que chegou à delegacia. Dentre as vítimas, libertadas após três horas e meia de negociação com a polícia, estavam 18 idosos. Ninguém foi ferido. Um adolescente de 16 anos, também suspeito de participar do crime, foi apreendido.
Ainda na delegacia, Marcos disse que não sabia que o local funcionava como abrigo, pois a intenção era fazer um arrastão em uma residência. Ele ainda tentou jogar a culpa no menor de idade. “Pensei que era uma casa, mas quem ia fazer o assalto era o outro”, disse ele, se referindo ao comparsa.
Preso na noite desta sexta-feira (14) após manter 23 pessoas como reféns dentro de um lar para idosos no bairro de Lagoa Nova, em Natal, Marcos Soares Santos da Silva, de 18 anos, disse estar arrependido do ter tentado assaltar o local. “Tem futuro não”, disse ele durante entrevista à Inter TV Cabugi logo que chegou à delegacia. Dentre as vítimas, libertadas após três horas e meia de negociação com a polícia, estavam 18 idosos. Ninguém foi ferido. Um adolescente de 16 anos, também suspeito de participar do crime, foi apreendido.
Ainda na delegacia, Marcos disse que não sabia que o local funcionava como abrigo, pois a intenção era fazer um arrastão em uma residência. Ele ainda tentou jogar a culpa no menor de idade. “Pensei que era uma casa, mas quem ia fazer o assalto era o outro”, disse ele, se referindo ao comparsa. Fonte: robsonpiresxerife.