quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Câmara poderá regulamentar investigações criminais do Ministério Público.

A Câmara dos Deputados poderá votar em 2014 propostas que regulamentam a investigação criminal e definem as atribuições do Ministério Público. Quatro projetos de lei foram apresentados como alternativa à chamada PEC 37, que limitava os poderes do Ministério Público e foi rejeitada pelos deputados em junho do ano passado, atendendo ao clamor das manifestações de rua que se espalharam pelo Brasil.
Os projetos de lei que tratam da investigação criminal e da atuação do Ministério Público tramitam em conjunto e aguardam análise na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Fonte: robsonpiresxerife.

DEM estaria fora dos planos do PMDB.

Má notícia para o presidente do Democratas, senador Agripino Maia. Henrique Alves deixou para segundo plano uma eventual entrada do DEM na base de apoio do PMDB. O presidente da Câmara afasta uma legendam, mas pode ganhar três nas negociações: PROS, Solidariedade e PT. Fonte: robsonpiresxerife.

COMANDANTE-GERAL DA PM ANUNCIA METAS E INVESTIMENTOS PARA 2014.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, realizou a primeira Formatura Geral do ano de 2014 na manhã de hoje e aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das ações e as metas para o próximo ano além de, finalmente, confirmar o pagamento de todas as Diárias Operacionais do ano de 2013.

Inicialmente, o comandante-geral agradeceu o empenho e a motivação de todos os Policiais Militares do RN pelo trabalho realizado no ano de 2013. Depois, coronel Araújo falou sobre o emprego operacional da Polícia Militar do RN, como durante a inauguração do estádio Arena das Dunas, onde a Polícia Militar realizará testes de ação para a Copa do Mundo, também programada para este ano. Fonte: heronidesmangabeira.

Caminhão carregado de gelo pega fogo na Grande Natal; veja vídeo.

Incêndio aconteceu na BR-101, em Parnamirim, no sentido para o interior.
Segundo a PM, ninguém ficou ferido.

Um caminhão baú pegou fogo na BR-101, em Parnamirim, região metropolitana deNatal, no início da noite desta quinta-feira (30). De acordo com o soldado da Polícia Militar Gláucio Botelho, ninguém ficou ferido. Segundo ele, o motorista do caminhão tentou conter as chamas com o extintor do veículo, mas não conseguiu.
Duas pistas da BR-101 no sentido para o interior do estado ficaram interditadas por causa do incêndio.  De acordo com a PM, o caminhão baú pertence à empresa Pescados da Cruz e estava carregado de gelo. A Polícia Rodoviária Federal deslocou uma equipe até o local para organizar o tráfego de veículos.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e conseguiu conter o fogo. O trânsito ficou congestionado na BR-101 por causa da interdição das vias.
Caminhão pegou fogo na BR-101, em Parnamirim (Foto: Klênyo Galvão/G1)Caminhão pegou fogo na BR-101, em Parnamirim (Foto: Klênyo Galvão/G1Fonte: g1.globo.

Governo do Estado decide cortar ponto dos professores em greve.

Professores estão em greve desde terça-feira - CacauProfessores estão em greve desde terça-feira - Cacau
A Secretaria Estadual de Educação (Seec) decidiu ontem cortar o ponto dos grevistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). Em nota oficial na tarde do primeiro dia de paralisações dos educadores, a Seec criticou os grevistas e afirmou não haver motivos para a suspensão das atividades.
A Secretaria citou ainda algumas reivindicações da categoria atendidas pelo governo, como o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos, a alteração do porte das escolas e a concessão de uma letra a todos os professores (a chamada "promoção horizontal"), e, questiona caráter político das atitudes do Sinte.
Coordenador do Sinte, Rômulo Arnaud afirma que o governo está tentando desmoralizar a categoria e ferindo um direito constitucional dos trabalhadores, o direito à greve. 
"É um absurdo. O governo querer acabar com a greve através de ameaças. Isto é um desserviço à educação do Estado. O discurso usado de que nossas atividades têm fins políticos é ridículo. Fizemos a maior greve da história do Rio Grande do Norte em 2011, ano em que não houve eleição alguma. A categoria não faz greve olhando o calendário eleitoral, fazemos quando é preciso", disse. 
Rômulo Arnaud destaca que, se necessário, a categoria irá recorrer à intervenção federal e até mesmo a órgãos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), para pressionar o Governo a cumprir os acordos firmados em 2013.
"Na greve passada, o governo entrou com pedido de ilegalidade contra a categoria, pedido que foi negado porque a Justiça entende que a greve é um direito do trabalhador e que nós estamos lutando por uma educação de qualidade", disse o coordenador, que reafirma o convite à população para que se integre ao movimento grevista. Fonte: omossoroense.

Presidiário tenta matar inimigo na Penitenciária Agrícola Mário Negócio - Mossoró/RN.

Dupla se envolveu em confusão em cela do regime fechado do CPEAMN - ocamera2.com.brDupla se envolveu em confusão em cela do regime fechado do CPEAMN - ocamera2.com.br
Tentativa de homicídio foi registrada ontem no Pavilhão 1 do Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (PAMN).
O detento Thiago Bruno, 24, que cumpre pena por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, atentou contra a vida do também presidiário Erinaldo Alison de Souza, 31, que cumpre pena por tráfico de drogas.
A vítima sofreu uma perfuração no ombro provocada por uma faca artesanal usada por Thiago Bruno.
Após ser ferido, Erinaldo Alison partiu para cima do desafeto que foi atingido por socos e pontapés, até a intervenção de agentes penitenciários que conseguiram controlar a briga.
Thiago Bruno foi autuado por tentativa de homicídio e encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia para atendimento médico. Ele alegou que tentou matar seu companheiro de presídio após ter sido furtado. Fonte: omossoroense.

O PROFESSOR CLEITON PAIVA EM FORMA DE POESIA REPUDIA A ATITUDE DESCRIMINATORIA DO PROFESSOR DHIEGO FERNANDES DO IF.

POESIA PARA UM PROFESSOR IGNORANTE...

Quem já viu um professor
Falar uma asneira dessa?
Se acha que aqui não presta
Indo embora é um favor
Só por causa do odor
Da água que não tá boa?
Viu que o povo não perdoa
Quando a besteira demais
Mas dando o dedo a um cartaz
Já diz quem é essa pessoa.

Mas a chuva está chegando
As coisas vão melhorar
O inverno vai pegar
O povo tá se animando
E pode ir se preparando
Quando a barragem sangrar
Daqui vai ouvir falar
Dos peixe bom lá de Bena
Que já tô até com pena
Do senhor aqui não estar.

Não seja tão arrogante
O povo aqui é sabido
“Princesa” é só o apelido
Oh cidade aconchegante
Que quem vem do mais distante
É aqui bem recebido
Que apesar do acontecido
E do senhor ter nos xingado
Pode até ser perdoado
E voltar a ser bem-vindo.

(Cleiton Paiva), Fonte: blogdafolharegional.

Henrique volta a admitir que seu nome está entre os prováveis candidatos do PMDB.


Presidente do PMDB, o deputado Henrique Alves disse há pouco, na reunião do partido, que o mês de fevereiro será para cuidar de alianças.
Disse ainda que o PMDB vai escolher entre Wilma de Faria (PSB) e Fátima Bezerra (PT) para apoiar na disputa pelo Senado, e…que o partido tem 4 pré-candidatos a governador.
Demonstrou a preferência pelo empresário Fernando Bezerra mas disse que vai trabalhar para convencer o ministro Garibaldi Filho a ser candidato.
Garibaldi não quer nem sonhar com volta ao governo.
Maass…
Se Henrique falou 4…o nome dele está na lista.
Então, mais do que Garibaldi, ele admite disputar o governo.
O quarto nome é o do deputado Walter Alves.
Que Henrique já havia vetado…mas volta a admitir também.
O funil tá grande… Fonte: thaisagalvao.

Abin vai auxiliar ações de segurança

As ações de segurança pública durante a Copa do Mundo Fifa 2014, em Natal, serão articuladas e definidas por três órgãos do Estado e vão contar com o auxílio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O anúncio da definição foi feito na tarde de ontem, na capital potiguar, por representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa enquanto participavam do primeiro encontro da “caravana da segurança” que vai percorrer as doze cidades-sede do campeonato.
Joana Lima
Escola de Governo sediou primeiro encontro da caravana da segurança que vai às 12 cidades-sedeEscola de Governo sediou primeiro encontro da caravana da segurança que vai às 12 cidades-sede

Para a realização dos quatro jogos da Copa do Mundo em Natal, os responsáveis por decidir a quantidade de efetivo policial necessário, onde serão fixadas as barreiras de triagem e como será feito o controle de torcedores, as seguintes autoridades: titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha; superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte (PF-RN), Kandy Takahashi e o comandante do 3º Distrito Naval, almirante Marcos Miranda.

De acordo com o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, os três gestores estarão reunidos, em local ainda a ser definido, durante o evento esportivo. A regra de unir as forças foi definida pelo Palácio do Planalto e tem como base as experiências da Copa das Confederações, em junho do ano passado. “Após a Copa das Confederações, analisamos onde poderíamos melhorar. Percebemos que será interessente unir os gestores no mesmo ambiente para decidir as ações”, explicou.

O general também informou que a Abin estará dando suporto às atividades desenvolvidas em Natal. “Toda a assessoria de inteligência será prestada pela Abin”, afirmou. 

Já o delegado da Polícia Federal e secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, afirmou que cada cidade-sede recebeu, nos últimos meses, investimento de R$ 80 milhões  do Governo Federal. O montante foi usado para equipar as polícias, bem como capacitar policiais. “Para a Copa, cada cidade-sede vai obedecer um regimento com 780 protocolos de segurança. Nesse setor, são 15 eixos de atuação”, disse momentos antes da reunião de ontem.  

Ainda não está definido o envio de homens da Força Nacional para Natal. Andrei Rodrigues disse que a manobra será usada de acordo com a necessidade. “Cada cidade é um caso. A Força Nacional está à disposição para atuar na Copa do Mundo, mas o envio de pessoal vai depender da avaliação do cenário existente”, disse.

O titular Sesed, Aldair da Rocha, disse que o Governo do Estado tem, assegurado em cofres, R$ 30 milhões para compra de equipamentos para a polícia. São viaturas, armas, coletes e sinalizadores, por exemplo. A compra do material está prevista nas diretrizes de responsabilidade de cada ente envolvido na realização da Copa. Faltando pouco mais de cem dias para o início do evento esportivo, o secretário assegura que o material será adquirido. “Na verdade já era para ter comprado isso, mas não foi possível. O dinheiro está assegurado e vamos adquirir o que for necessário”, anotou.

Após a reunião que foi realizada na Escola de Governo – mesmo local onde abriga o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN) – os gestores da segurança se encontraram com a governadora Rosalba Ciarlini. Amanhã, após a primeira reunião de trabalho sobre planos operacionais para o período da Copa, que contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o grupo embarcará para Fortaleza/CE. Fonte: tribunadonorte.

PM prende trio suspeito de roubar carro com ajuda de GPS.

Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar recuperaram na noite dessa quarta-feira (29) um carro roubado na avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, com ajuda do GPS do veículo.


De acordo com policiais militares, o veículo Siena foi roubado por volta das 20h30 de ontem. Após ser acionada, a PM cercou as proximidades do Parque Aristófanes Fernandes, onde o rastreamento havia indicado que o veículo estava.

Três pessoas estavam à bordo do Siena roubado, uma mulher e dois homens. O trio foi abordado e detidos, além do flagrante com o carro, portando dois revólveres. Fonte: tribunadonorte.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“Quando esteve no Senado, Rosalba não ajudou a trazer Copa para Natal”

wilma JH
A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, não gostou das palavras ditas pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), durante as seguidas solenidades de inauguração da Arena das Dunas. A democrata enfatizou que assumiu a gestão com Natal quase sendo excluída do mundial devido a demora no início das obras do novo estádio, mas “agarrou o projeto” para confirmar a capital potiguar na Copa do Mundo de 2014.
“Rosalba quando era senadora nunca tentou nos ajudar a trazer a Copa. Só apareceu quando a cidade foi anunciada como sede, só para comemorar junto com a população”, relembrou Wilma de Faria em entrevista concedida ao programa Boa Tarde Cidadão, da Band Natal, e repercutida pelo Jornal de Hoje. Fonte: robsonpiresxerife.

Pagamento dos servidores começa nessa sexta-feira

O pagamento dos servidores públicos estaduais, referente aos salários de janeiro, será mais uma vez fracionado. Ontem, em nota oficial, as secretarias de Planejamento e de Administração confirmaram que a maioria  receberá na  sexta-feira, quando estarão liberadas os depósitos para quem está lotado na Segurança, Saúde, Educação, UERN. Também recebem na sexta-feira os que são lotados nos demais órgãos e têm salários de até R$ 5 mil líquido. 

Os demais servidores receberão o pagamento referente a janeiro, no dia 10 de fevereiro.  Na nota distribuída ontem, o Governo do Estado não explica o motivo para uma parte dos servidores terem os salários liberados no mês seguinte ao trabalhado. 

FOLHA DE PAGAMENTO

SALÁRIO DE JANEIRO 
31 de janeiro, sexta-feira:
a partir das 10h, será efetuado o pagamento dos servidores da Segurança, Saúde, Educação, Uern (independente do valor do salário) e dos demais funcionários das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos.
Nesta data, receberão 99.514 servidores, equivalente a 97% da folha.

10 de fevereiro 
Recebem os 3.078 servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquidos e estão lotados nos órgãos que não forem contemplados no dia 31.

PAGAMENTO DAS FÉRIAS 
10 de fevereiro
Pagamento das férias relativas a agosto e setembro de 2013 e dos que vão sair em férias em fevereiro.

10 de março
Pagamento das férias relativas a outubro e novembro de 2013 e dos que vão sair de férias em março.

10 de abril
Pagamento das férias relativas a dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e dos que vão sair de férias em abril. Fonte: tribunadonorte.

MPF investiga 389 denúncias de fraudes no RN.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF-RN) já instaurou 389 procedimentos investigativos judiciais e extrajudiciais para apurar possíveis irregularidades na execução do programa Bolsa Família no Estado. A Controladoria-Geral da União no Estado (CGU-RN) não informou os procedimentos existentes no Estado, mas, segundo relatório da última auditoria realizada em seis municípios potiguares, todos apresentavam  fraudes ligadas ao programa. Funcionários públicos e pessoas com renda acima do permitido recebem o auxílio indevidamente por parte do Governo Federal.

O mais recente caso foi apresentado à imprensa segunda-feira. O MPF em Pau dos Ferros ingressou com denúncia e ação civil pública por improbidade administrativa contra a gestora afastada do Bolsa Família, Ivonete Cavalcante da Silva, em Frutuoso Gomes, a 349 quilômetros de Natal. Ivonete e mais cinco são apontadas por envolvimento em fraudes ao programa. Todas poderão responder por estelionato e Ivonete ainda por prevaricação e inserção de dados falsos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

Segundo as denúncias feitas ao MPF-RN, diversas irregularidades estavam sendo cometidas na gestão do Bolsa Família naquele município. O programa estaria sendo gerido de forma parcial, com o objetivo de prejudicar pessoas com as quais a gestora não simpatizava, além de haver indícios de inclusão de dados falsos em diversos cadastros. 

Denúncias como essa se espalham por outros municípios. Em Touros, a 87 quilômetros da capital, há informações de que a esposa de um vereador  estaria recebendo indevidamente, desde 2007, o auxílio pago através do cartão Bolsa Família. O MPF-RN não informou quais os municípios estariam envolvidos nos 389 procedimentos investigativos instaurados. No RN, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),  foi repassado, apenas em 2013, quase R$ 638 milhões através do programa. O MDS registra ainda que o número de famílias beneficiadas atingiu a marca de 361.550. Não há informações de quanto desse montante foi pago indevidamente, mas os órgãos de controle externo apontam para o mau uso da verba pública em terras potiguares.

Mas o último relatório da CGU,  de março de 2013, aponta irregularidades em seis municípios: Riacho de Santana, Paraná, Passa e Fica, Martins,  Água Nova e São José do Campestre. 

Em Riacho de Santana, os auditores verificaram a existência de beneficiários servidores estaduais, municipais e aposentados, com renda per capita superior à estabelecida para a permanência no Programa.

Paraná, segundo a CGU-RN,  foi o programa que mais teve recursos aplicados no município, perfazendo um total de quase R$ 2 milhões no período analisado. Na análise do órgão, verificou-se a deficiente dos técnicos responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades do programa. 

Em Martins, também destacou-se a existência de beneficiários que são servidores municipais e aposentados/pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com rendas per capitas superiores à máxima estabelecida para a permanência no Programa. Já em Passa e Fica, os auditores flagraram beneficiários com filhos matriculados em escola privada apresentando indícios de renda per capita superior à estabelecida na legislação. Água Nova e São José do Campestre também têm beneficiários do Bolsa Família com renda superior ao permitido pelas regras do programa.

Com relação às denúncias contra o programa, a titular do MDS, ministra Tereza Campello, afirma que o ministério adotou, ao longo dos dez anos de existência do Bolsa Família, controles para evitar novas fraudes. “Estamos trabalhando com um universo de 50 milhões de pessoas. É difícil não aparecer algumas falhas. Porém, as irregularidades que aparecem são frutos de trabalhos do próprio ministério”, contou durante entrevista à TN publicada no último dia 19. Fonte: tribunadonorte.

PF investiga 185 contratos no RN com suspeita de corrupção,

A Polícia Federal tem em curso 185 inquéritos originários de contratos com verbas federais no Rio Grande do Norte, todos suspeitos de desvios e corrupção. O levantamento ao qual teve acesso a TRIBUNA DO NORTE revelou a predominância de crimes  praticados por prefeitos – são 136 no total. Mas há também delitos envolvendo outros agentes públicos, inclusive servidores em geral. A mescla de ações contra os cofres públicos e dinheiro da União envolve ainda peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e tráfico de influência. É a primeira vez que a PF divulga o mapeamento das investigações desse tipo de crime.
aldair dantas
PF conduz as investigações que envolvem suspeita de uso indevido de verbas federaisPF conduz as investigações que envolvem suspeita de uso indevido de verbas federais

Há 12.870 inquéritos em curso em todo o País que apuram delitos dessa natureza - peculato, desvios, violação à Lei de Licitações por cartéis e outros atos lesivos ao patrimônio público. Esse número representa quase 12% de todas as investigações da PF, que totalizam 108.822 inquéritos. A Região Nordeste é a mais afetada pela ação do crime organizado. Ela concentra 5.371 inquéritos, 41,7% dos procedimentos. A PF atribui essa demanda ao fato de a União destinar mais constantemente um maior volume de verbas para cidades e Estados sob a tutela da carência e da exclusão.

Os crimes praticados por prefeitos no Rio Grande do Norte, sob investigação da PF, estão previstos no decreto lei 201 de 1967. Esses delitos estão sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independente de pronunciamento da Câmara de Vereadores. Estão enquadrados na investigação os agentes que se apropriarem ou que desviem bens, rendas ou serviços públicos em proveito próprio ou alheio; que utilizem indevidamente os recursos; ou que desviem ou apliquem indevidamente as verbas públicas.

No Estado, o Marcco (Movimento Articulado de Combate à Corrupção) é a entidade que acompanha questões como a transparência com os gastos de recursos públicos. De acordo com o coordenador do Marcco, o auditor aposentado, Carlos José, o volume de contratos sob investigação no Rio Grande do Norte pode ser considerado alto, embora, destacou ele, seria necessário parâmetros mais precisos para opinar sobre o assunto com mais precisão.

Ele lamentou o fato de a corrupção ser“endêmica” e atacar o serviço público de forma implacável. Ele é auditor fiscal aposentado da Controladoria Geral da União (CGU), função que exerceu na seara da fiscalização e auditorias de contratos federais. O coordenador do Marcco destacou a importância, tanto do acompanhamento da sociedade como do acompanhamento efetivo das instituições de controle e fiscalização, como é o caso da CGU, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, etc. 

A Polícia Federal destacou que o cerco à corrupção e desvios tornou-se meta prioritária da instituição. E que desde 2011, a corporação já contabiliza 3 mil inquéritos contra prefeituras por mau uso de dinheiro público federal, principalmente nas áreas da saúde e da educação, destinatárias da maior fatia de valores porque são verbas carimbadas do Orçamento da União. Nesse cenário, os acusados são principalmente prefeitos e ex-prefeitos, enquadrados nos chamados “crimes de prefeitos”.

Bate-papo - Carlos José

Coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco)

De que forma o Marcco acompanha o caso de corrupção com verbas públicas?
O Marcco sempre acompanha, até porque a Polícia Federal faz parte do Movimento. Agora, é necessário dizer que as investigações procedidas pela PF em alguns casos estão no campo do sigilo, então não são reveladas. E nós não tomamos conhecimento. Em muitas situações a gente vê problemas que são denunciados ou relatados por alguns componentes e em reuniões ordinárias [do Marcco] encaminhamos para análise de diversos parceiros, inclusive a própria PF.

O Marcco tinha conhecimento desses desvios?
Esse dado a gente não tinha. A gente acompanha e, quando toma conhecimento, se não estiverem resolvendo a contento a gente se reúne e delibera algo. Isso foi feito em vários casos, por exemplo, quando solicitamos – antes mesmo da Meta 18 do CNJ – o encaminhamento, aos órgãos competentes, das ações que envolvessem casos de improbidade, solicitamos que fosse dada a prioridade pelos Tribunais.

O senhor considera esses inquéritos um número expressivo para um Estado como o RN?
Infelizmente,  a corrupção está endêmica, então eu como auditor fiscal que sou da CGU, que fiscalizei vários contratos federais, fiz auditorias (...), infelizmente é grande, mas poderia ser muito maior porque a gente tem 167 municípios, fora Estados, Secretarias, Ministérios e órgãos espalhados pelo país. A gente sabe que hoje existe infelizmente muitos crimes perpetrados por agentes públicos. Hoje temos algumas questões que a gente pode comemorar: que é o fato de estar havendo mais investigação. Se tem mais divulgação, por exemplo, a população acompanha. Fonte: tribunadonorte.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Corpo encontrado em praia de Natal é de mergulhador desaparecido, diz Itep/RN.

Washington Cardoso Barbosa, 28 anos, estava desaparecido desde quinta.
Vítima foi encontrada próxima às piscinas naturais da Praia do Forte. 

Praia do Forte (Foto: Canindé Soares)Corpo estava próximo às piscinas naturais da praia
(Foto: Canindé Soares)
O corpo encontrado em uma praia de Natal na tarde desta segunda-feira (27) é do mergulhador Washington Cardoso Barbosa, de 28 anos, desaparecido desde a última quinta-feira (23).

A família reconheceu a vítima no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) após o corpo ter sido encontado no início da tarde próximo às piscinas naturais da Praia do Forte.

O mergulhador se afogou na última quinta. também na Praia do Forte. Na ocasião, testemunhas informaram que o Washington Cardoso Barbosa foi puxado por uma correnteza e levado em direção ao Forte dos Reis Magos. Fonte: g1.globo.

Justiça do RN recebe denúncia contra advogada acusada de matar marido.

Lafaiete Dantas Júnior foi morto no dia 18 de dezembro em Pau dos Ferros.
Mulher da vítima, Cleidimar Oliveira Dantas é acusada do assassinato.
Segundo a polícia, advogado foi morto pela mulher dentro do escritório do casal, em Pau dos Ferros (Foto: João Paulo Sena)
Crime aconteceu dentro de escritório do casal
(Foto: João Paulo Sena)
A Justiça do Rio Grande do Norte acatou a denúncia do Ministério Público Estadual contra a advogada acusada de matar o marido no dia 18 de dezembro em Pau dos Ferros, na região Oeste do estado. Antes internada em uma clínica psiquiátrica, Cleidimar de Oliveira Dantas está presa na Academia de Polícia Militar, em Natal. A Polícia Civil acredita em crime passional no assassinato do marido da acusada e também advogado Lafaiete Dantas Júnior. As investigações foram conduzidas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Pau dos Ferros.

A denúncia foi acatada pelo juiz Rivaldo Pereira Neto na última quarta-feira (22). Na decisão, o magistrado afirma que existem "fortes indícios" de que o crime foi cometido pela advogada. A vítima, marido de Cleidimar, foi morto com cinco tiros dentro do escritório do casal logo no início da manhã do dia 18 de dezembro. Vizinhos escutaram os disparos e chamaram a polícia. Quando os agentes chegaram ao prédio foi preciso derrubar a porta do escritório.

“A advogada estava em choque, caída no chão ao lado do corpo do marido, mas ainda com a arma na mão. Lá mesmo ela recebeu voz de prisão e depois a levamos à delegacia. Ela foi medicada e permanece dopada”, informou o delegado Inácio Rodrigues na época do assassinato.

No dia seguinte ao crime, a juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, da Vara Criminal dePau dos Ferros, decretou a prisão e a internação provisória da acusada em uma clínica psiquiátrica da cidade. No dia 8 de janeiro, o juiz Rivaldo Pereira Neto, também da Vara Criminal de Pau dos Ferros, determinou a transferência da advogada para o alojamento feminino da Academia da Polícia Militar. De acordo com o magistrado, os laudos médicos e psicológicos indicavam que Cleidimar não necessitava ficar internada na clínica.

De acordo com relatos de amigos do casal ao delegado, os advogados eram casados há mais de 20 anos e aparentemente tinham um bom relacionamento. O casal é natural da cidade de Sousa, na Paraíba, e tem dois filhos, de 17 e 21 anos. Fonte: g1.globo.

Eletricista recebeu descarga elétrica de 14.000 volts e ‘ganhou’ uma estrela permanente em seus olhos.

           Depois de um acidente de trabalho, o eletricista sofreu uma deformação nos olhos.
 
O bizarro formato de estrela é resultado de um tipo de catarata. Após o choque, que poderia ter tirado sua vida, o homem (que não teve seu nome identificado para preservar sua identidade) morador da Califórnia, nos EUA, desenvolveu uma catarata bastante rara devido à alta tensão que percorreu seu corpo.

O acidente ocorreu quando seu ombro tocou em um fio de altíssima tensão. O Dr. Bobby Korn, oftalmologista clínico da Universidade da Califórnia, foi o responsável por atender o paciente. Ele disse à NBC News: “A extrema tensão que passou por seu corpo causou danos ao nervo óptico”.
O caso foi relatado agora no final de janeiro na revista The New England Journal of Medicine. O acidente ocorreu há 10 anos, resultando em baixa visão em ambos os olhos.

Os médicos não sabem explicar o motivo exato para a catarata ser em formato de estrela após o choque.

O que é uma catarata?
É uma doença que ocorre nos olhos e é caracterizada por opacidade total ou parcial em uma região chamada cristalino – ou a lente dos olhos. Essa doença pode surgir por diversos fatores como diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, traumatismo, idade, congênito ou, como visto neste caso, choques elétricos de alta voltagem. Fonte: xuadoagreste.

Carro cai de pontilhão e dois ficam feridos na RN-086

 Veículo despencou de um pontilhão na RN-086
(Foto: Marcos Silva)
O motorista e o passageiro de um carro ficaram feridos depois que o veículo caiu de um pontilhão de 10 metros em acidente na manhã desta segunda-feira (27) na RN-086, que liga as cidades de Parelhas e Santana do Seridó, ambas na região Seridó do Rio Grande do Norte.

O carro, um Fiat Uno com placas do município de Lagoa Seca, na Paraíba, teria caído do pontilhão ao ser fechado por um caminhão caçamba caregado de areia. O motorista perdeu o controle do veículo e não conseguiu evitar a queda.

As duas vítimas que estavam no carro foram socorridas com ferimentos leves ao Hospital Regional José Augusto Dantas, em Parelhas. O motorista e o passageiro foram levados até a unidade médica pelos policiais militares que atenderam a ocorrência.
Fonte: xuadoagreste.

Plantão Policial. Homicídio na Cidade de São Miguel/RN.

Informações chegam que um homicídio aconteceu agora pouco na Rua Maria Leondona conhecida por rua da cacimba na Cidade de São Miguel. Segundo populares dois homens em uma moto deferirão três tiros sobre o jovem onde o mesmo veio a óbito no local. A polícia esta neste momento fazendo diligência a procura dos meliantes mais informações a qualquer momento. Fonte: saomiguelemalta.

Pintor é preso com maconha e cocaína em Extremoz/RN.

Suspeito foi flagrado vendendo o entorpecente a um motoqueiro.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Policiais da Força Tática de Extremoz prenderam, no início da tarde desta segunda-feira (27), um pintor de 44 anos suspeito de praticar o crime de tráfico na região. Argemiro Monteiro Avelino Filho foi flagrado no momento que repassava uma quantidade de maconha para um motoqueiro usuário, em um terreno por trás do Pelotão, no loteamento El Shadai.
 

 
De acordo com a polícia, Argemiro foi interrogado e acabou revelando que escondia mais drogas na residência em que morava. O sargento R. Júnior, comandante da guarnição que fez a prisão, relatou que realizava um patrulhamento na localidade quando se deparou com o suspeito repassando e consumindo drogas com um jovem entregador de gás, diante do flagrante houve uma abordagem que culminou com a apreensão de parte da maconha.
"Quando estávamos com os dois rendidos resolvemos ir até a casa do Argemiro e foi na casa do suspeito, na rua celestial que encontramos 200 gramas de maconha e quatro trouxinhas de cocaína", revelou.
Os dois homens envolvidos foram conduzidos a delegacia de policia civil da cidade e ouvidos pelo delegado. No entanto apenas Argemiro foi autuado por tráfico de drogas por causa das evidencias e principalmente a materialidade. Dentro da casa do pintor os policiais ainda encontraram uma balança de precisão. Fonte: portalbo.

Adolescente é assassinado quando pretendia matar outro homem

Jovens entraram em luta corporal e Cleiton Bruno acabou sendo atingido por tiro.

Foto: Cedida / Maurício Teixeira
Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros, na manhã desta segunda-feira (27), quando, de acordo com a polícia, pretendia matar outro homem. Cleiton Bruno Silva do Nascimento tinha ido até uma casa na rua Francisco Pereira Silva, no bairro Rosa dos Ventos, em Parnamirim. Ele foi a procura de um homem identificado apenas pelo apelido de “Naum”.
De acordo com a polícia, testemunhas relataram que o adolescente queria matar “Naum” e os dois entraram em luta corporal. No momento da confusão, um dos dois teria sacado uma arma e Cleiton Bruno acabou sendo baleado.
Ainda segundo a polícia, a vítima e o suspeito do assassinato tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Policiais civis da cidade de Parnamirim ainda realizaram diligências para prender o suspeito, mas ele conseguiu fugir.
O chefe de investigação da 1º Delegacia de Parnamirim, Nilson Martins, liderou as buscas e relatou que espera prender o homicida em breve. Fonte: portalbo.

sábado, 25 de janeiro de 2014

‘STF é um dos maiores atores políticos do País’, diz Barbosa.

No colóquio do qual foi um dos convidados de honra do Conselho Constitucional da França, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou que a Corte “se transformou em um dos principais atores do sistema político brasileiro”. A declaração foi feita em uma palestra na qual o magistrado destacou pronunciamentos sobre questões como a perda de mandatos parlamentares e dos poderes do Ministério Público, decisões do judiciário e transmitidas pela TV.
LUIZ AZEVEDO
Joaquim Barbosa faz compras em Paris antes de proferir as palestras sobre os tribunais superioresJoaquim Barbosa faz compras em Paris antes de proferir as palestras sobre os tribunais superiores

O tema da palestra de Barbosa era “A influência da publicidade das deliberações sobre a racionalidade das decisões da Corte Suprema”. O presidente do STF, então, fez um balanço da rotina da casa após a implantação da TV Justiça, que transmite ao vivo as sessões mais relevantes - na França, a cultura do judiciário é a oposta. Barbosa ressaltou a transparência e a democracia do STF e afirmou: “É logo sobre esse cenário que se desenrolam os últimos atos políticos, econômicos ou sociais”.

Para exemplificar, citou quatro casos polêmicos sobre os quais o Supremo se pronunciou: a perda de mandato dos parlamentares, a redistribuição dos royalties do petróleo, o poder de investigação do MP e a demarcação de terras indígenas.

“Mais do que uma simples jurisdição constitucional, a Corte se transformou por consequência em um dos principais atores do sistema político brasileiro e sua forte midiatização tem mais a ver com a importância desse papel político, econômico e social”, avaliou. “É logo inexato, na minha visão, ver no caráter público das deliberações a causa de uma espécie de ‘Judiciário Espetáculo’ que teria por natureza comprometer o funcionamento das audiências da Corte, assim como o conteúdo de suas decisões”. 

Para Barbosa, as transmissões pela TV são parte do “imperativo democrático” do STF. “O reforço da transparência no processo de decisão permite ao cidadão efetuar um controle mais eficaz sobre sua atividade”, argumentou. Barbosa então reconheceu que desentendimentos entre ministros vêm a público, mas minimizou os choques. “Às vezes há discussões bem duras, ácidas, mas eu quero assegurá-los que esse tipo de caso se produz raramente e o desenrolar da Corte acontece em verdadeiro consenso, que resulta em decisões formuladas de forma relativamente curtas e coerentes”, argumentou.

O presidente do STF disse, entretanto, que a instituição se tornou “vítima do próprio sucesso” e aproveitou ainda para criticar o trabalho da imprensa. “Eu diria que a imprensa ainda não reporta a essência das decisões. Ela fica no anedótico, nas alfinetadas, em algumas frases”, disse ele, exortando os jornalistas a “privilegiar as questões jurídicas e não as questões pessoais da corte”.

Toron
Barbosa reagiu com indignação às críticas feitas pelo advogado Alberto Toron, defensor do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), a sua viagem à Europa. Comentando sobre a viagem do presidente do STF a Paris e a Londres, Toron afirmou ao jornal “O Globo”: “É o fim da picada. Eu acho que não tem que dizer muito mais do que isso. E ele confortavelmente dando seu rolezinho em Paris”. “Um advogado vir a público fazer grosserias preconceituosas contra um membro do Judiciário que julgou seu cliente é prova de um déficit civilizatório”, respondeu Barbosa.

As farpas fazem parte da polêmica envolvendo não só a não expedição do mandado de prisão de João Paulo Cunha, mas também a viagem à Europa em si, pela qual o presidente do STF receberá R$ 14 mil em diárias. Sobre os dias de férias em que não terá agenda oficial, o magistrado garante que um acerto de contas será feito ao término da viagem, como seria prática no tribunal. Fonte:tribunadonorte.