segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Hospital investigado no RN será administrado pelo Estado, diz Saúde.

Hospital Mariano Coelho foi alvo de operação do Ministério Público.
Administrado por fundação, unidade funciona com irregularidades.

PM deu apoio aos promotores no cumprimento dos mandados em Currais Novos, RN (Foto: Jota Dantas)Operação do MP apreendeu documentos no
hospital na última quinta (Foto: Jota Dantas)
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou nesta segunda-feira (12) que a partir de janeiro o governo do Rio Grande do Nortee a Prefeitura de Currais Novos, na região Seridó, ficarão responsáveis pela administração do Hospital Regional Mariano Coelho, alvo de uma operação do Ministério Público na última quinta-feira (19). O MP investiga indícios de irregularidades na aplicação de verbas públicas na unidade hospitalar, que é administrada pela Fundação Padre João Maria, entidade da Diocese de Caicó.

De acordo com a Sesap, uma auditoria já havia identificado que o hospital funcionava com dupla porta de entrada, usando a mesma estrutura física que recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender os convênios e consultas particulares. A irregularidade motivou as investigações do MP.

"A Sesap comunica ainda que, a partir de janeiro de 2014, o Estado e Município passarão a administrar o referido hospital de forma plena, irrestrita e intransferível, não sendo mais possível a permanência da Fundação Padre João Maria, nem dos funcionários vinculados a ela, no interior da unidade", diz a nota enviada pela secretaria.

A Sesap acrescenta que está atenta a qualquer ato ilícito no quadro da rede estadual de saúde e informa que vem trabalhando  de maneira responsável e transparente para facilitar a disponibilização das informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização da gestão pública.

"Apesar do hospital ser considerado pela Sesap como uma das melhores unidades da rede estadual, no se refere à estrutura física e conservação, vinha descumprindo a legislação que norteia os preceitos da universalidade e equidade, que garante assistência à saúde gratuita para a população", encerra a nota. Fopnte: g1.globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário