quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O IPI DOS CARROS VAI SUBIR 3% EM JANEIRO 2013.


O governo decidiu elevar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A elevação será gradual e deve ter impacto no preço dos veículos. O IPI dos carros 1.0 com tecnologia flex (álcool ou gasolina) vai subir de 2% para 3% no início do ano e permanece nesse patamar até 30 de junho de 2014. A partir daí, sobe para 7% –patamar que vigorava antes dos estímulos fiscais concedidos pelo governo. 

Para os carros 1.6 com tecnologia flex, o IPI vai subir de 7% para 9%. A partir de julho de 2014, a alíquota vai a 11%. Não há mudança para os carros flex 2.0, que permanecem com IPI de 18%. Os carros com tecnologia flex, que rodam com álcool ou gasolina, representam a maior parte da frota do país. 

A decisão será detalhada em coletiva de imprensa ao meio dia pelo ministério da Fazenda. As novas alíquotas estão publicadas no “Diário Oficial da União”, mas podem confundir o consumidor, porque incluem os 30 pontos porcentuais a mais de IPI previstos no Inovar Auto, regime automotivo do governo Dilma. Fonte: erivanmorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário