segunda-feira, 31 de março de 2014

Detento postava foto no Facebook de dentro da Cadeia de Caraúbas/RN.

Edson Damião, posando para fotoEdson Damião, posando para foto
A fragilidade das instituições prisionais no Estado são percebidas, não só devido ao grande número de apreensões realizadas durante revistas. Recentemente um preso da Cadeia Pública de Caraúbas foi flagrado postando fotos e atualizando seu perfil, dentro da Cadeia Pública de Caraúbas.
Edson Damião Nogueira Diniz da Silva, conhecido como "Damião", estava atualizando um perfil no Facebook e curtindo outras postagens. A página no Facebook atribuída a Edson Oliveira Silva (@edesonoliveira.silva) mostrava fotos dentro da unidade prisional. 
Em várias postagens, o detento aparecia em espaços da cadeia, tipo como na cela e refeitório, posando ao lado dos colegas presos.Em uma das diversas fotos, Edsonexibe três aparelhos celulares.
A festa nas redes sociais só foi interrompida, depois que a direção da Cadeia Pública descobriu os celulares.

Operação retira celulares, armas e drogas de instituições prisionais do RN
A operação "limpeza", que começou no início da semana, pelo Batalhão de Choque (BPChoque), acompanhado por representantes do Ministério Público Estadual, em instituições prisionais do Rio Grande do Norte, já retirou de dentro das celas, aproximadamente 80 aparelhos celulares, além de armas artesanais e drogas.
O mutirão de "limpeza" deverá percorrer todas as unidades prisionais, com o objetivo de melhor a segurança pública, não só nas prisões, mas também fora delas, uma vez quemuitos presos comandam crimes, que são ordenados de dentro das instituições carcerárias.
Durante o trabalho do BPChoque e do MP, duas revistas em instituições prisionais, chamaram a atenção dos integrantes: a do Presídio Estadual de Alcaçuz, na cidade de Nísia Floresta, e a Cadeia Pública Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, em Caraúbas.
Esta última, realizada na tarde da quinta-feira (27), foi onde mais encontraram objetos ilícitos, escondidos dentro das celas da unidade. O promotor Rafael Silva, da cidade de Caraúbas, que acompanhou a revista, ficou estarrecido com a grande quantidade de celulares e armas artesanais que estavam com presos.
Para o promotor, que destacou a importância da operação, todo o trabalho foi feito sem os detentos oferecerem nenhuma resistência. "Acredito que, com o número de armas artesanais, drogas e celulares, apreendidos em uma ação da Polícia Militar bem-sucedida, o número de infrações cometidas pelos detentos irá diminuir bastante e a instituição vai ficar mais segura", disse Rafael Silva, em entrevista à imprensa local.
De acordo com informações do BPChoque, diversas operações em outros presídio do RN já haviam sido feitas, no entanto o número de objetos apreendidos na unidade prisional caraubense foi a que mais impressionou os policiais. 
Durante as buscas, a Polícia Militar encontrou: 30 aparelhos celulares, dos mais variados modelos e operadoras; aproximadamente 20 armas artesanais; duas facas de cozinha; alicates; dezenas de fones de ouvido; pendrive; além de porções de maconha e crack. Ninguém foi indiciado ou apontado como proprietário dos objetos encontrados dentro da unidade prisional.
O comando-geral da PM do Rio Grande do Norte confirmou que as equipes policiais irão prosseguir com o mutirão de revistas em outras instituições prisionais do Estado. O comandante Francisco Canindé Araújo Silva, por meio de sua assessoria, disse que o trabalho é válido e vai contribuir para a redução da criminalidade no Estado.

Presos utilizavam baralho para  jogar apostando em Alcaçuz
Dentre os presídios já revistados pelo BPChoque e MP, Alcaçuz foi destaque por um fato curioso encontrado na unidade, pelos policiais e promotores: diversos baralho, que os detentos usavam para jogar apostando dinheiro, entre eles. O material foi achado,durante uma revista realizada na terça-feira (17), onde foi encontrado também, celulares, drogas e armas artesanais, dentro do Pavilhão II da unidde.
A direção de Alcaçuz confirmou que alguns dos objetos achados estavam escondidos dentro de um buraco em uma das celas, onde também estava uma marreta, carregadores e chips de celular, além de vários tipos de armas artesanais e várias facas. Fonte: omossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário